Banner
Sábado, 14 de Dezembro de 2019 - 00:01
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757

Notícias


Imóvel na praia exige cuidados fora da temporada

Data da publicação: 23/08/2013 à00 12:59



Com o imóvel fechado durante a baixa temporada, alguns cuidados são necessários para se prevenir de prejuízos e demais preocupações 
 

Nos meses de agosto, setembro, ainda no inverno e na baixa temporada, começam as preparações para a primavera/verão que chegam a todo vapor no final do ano. Atitudes que muitas vezes são esquecidas, mas que também deveriam estar inclusas nessas preparações, são as preocupações com as casas de praia, que em vários casos permanecem fechadas durante toda a baixa temporada.
Para aqueles que querem chegar à praia e encontrar o imóvel em bom estado e pronto para a estadia, é preciso dedicar um tempinho para a casa litorânea fora da temporada e cuidar de assuntos que podem se tornar desagradáveis caso deixados para serem resolvidos apenas no verão, durante a alta temporada.
"Uma boa dica é pagar uma pessoa de confiança para que, pelo menos uma vez por semana, varra o quintal, abra as portas e janelas e verifique se está tudo certo. Se existir algum problema ela pode ligar para o(s) proprietário(s) do imóvel, e ele decide a melhor forma de resolver a questão”, comenta Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado e diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, do Rio de Janeiro.
Porém, para aqueles que têm casa no litoral, mas não dispõem de alguém para vigiá-la durante o ano inteiro, Freitas diz que, como a casa ficará trancada por um longo período, um conselho para evitar mofo e mau cheiro, é dar uma atenção especial aos lençóis, toalhas de mesa, panos de prato, fronhas de travesseiros e roupas. “O mais indicado é que tudo seja lavado com produto alvejante, muito bem seco e só depois guardado em sacos plásticos”, diz.
Da mesma forma, para que o mofo e cheiro ruim não tomem conta do imóvel, manter as portas dos armários e da geladeira abertas e deixar os colchões descobertos são outras dicas. “É sempre bom lembrar que, quanto mais vezes os proprietários puderem dar uma passada na casa de praia, mais protegido e em melhores condições o imóvel estará", observa.
Segundo o especialista, também vale a pena investir na manutenção preventiva, já que a maresia litorânea pode causar, além de ferrugens e mofos, corrosão em vigas de concreto, o que faz com que com que uma inspeção de rotina seja necessária nos imóveis praianos. "Com esse serviço, podem ser identificados vários problemas sérios, como infiltrações e vazamentos, e repará-los enquanto ainda não ganharam grande proporção – e ainda fora da alta temporada, o que permitirá que o período na praia seja melhor aproveitado", ressalta. “Além disso, a manutenção preventiva é muito mais barata do que a corretiva, a economia pode ficar entre 40% e 60% dependendo dos casos”, complementa Freitas.
A conservação do sistema de água, de eletricidade e uma boa limpeza na residência são os pontos que mais merecem atenção. Porém, existem também os problemas de proliferação de insetos, de mofo, etc. “Deixar tudo para a última hora cria uma necessidade urgente. A pessoa vai passar as férias correndo atrás de gente para a manutenção e acaba se estressando mais do que descansando”, aponta.
Algumas dicas apontadas por Freitas para aqueles que querem ter um período tranquilo na alta temporada são: utilizar piso de cerâmica, já que ele é mais fácil para a limpeza e mantém a temperatura mais baixa, a utilização de tecidos impermeáveis e leves nas cortinas e almofadas ou sofás, evitar usar móveis de ferro, pois a umidade é constante e a maresia são corrosivas, e sempre que chegar à casa praiana, verificar o gás, nas instalações elétricas e no hidrômetro, mesmo se as visitas e cuidados preventivos já tiverem sido feitos. 
Primar Administradora de Imóveis
Site: http://www.primaradministradora.com.br
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com
E-mail: diretoria@primaradministradora.com.br
Fone: 21 3297-8675/ 3297-8666 / 3550-5030
Endereço 1: Rua Arquias Cordeiro, N° 324, grupo 212, Méier, Rio de Janeiro – RJ.
Endereço 2: Rua Dalcídio Jurandir, 255, loja 125, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
 


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas